segunda-feira, 29 de junho de 2009

quinta-feira, 25 de junho de 2009

SOM DO N

Ao trabalhar o som do N, podemos criar mini textos. Assim os educandos transferem a parte oral para a escrita.

O educador pode fazer a leitura oral, a leitura em grupo e depois todos juntos, cada educando pode ir tocando com o dedinho palavra por palavra do texto.

Como já trabalharam o som de todas as palavras contidas neste mini texto, podemos convidar alguns alunos para fazer a leitura.

terça-feira, 23 de junho de 2009

TREINAR OS SONS E LER!
DITADOS RECORTADOS! Desenvolve a motricidade fina, ao recortar, pintar, trabalha a leitura,... Como trabalhamos com o método fônico no Instituto Alfa e Beto, podemos trabalhar cada som que usamos para formar as palavrinhas do ditado.

domingo, 21 de junho de 2009

OLHA QUE LEGAL! Vamos aproveitar as Festas Juninas e trabalhar continhas de um jeito bem divertido.

quarta-feira, 17 de junho de 2009

REVISÃO DOS SONS!

É importante estar fazendo com que as crianças tenham acesso a leitura, por isso vale acrescentar o que ensinamos nos Livros do Alfa e Beto, podemos fazer essas atividades oralmente, nos desenhos eles podem criar frases, repetir os sons aprendidos, perguntamos primeiro o nome do som e depois o nome da letra. Nesta folha tem um pouco de cada som, como tem bastante palavrinhas podemos pedir aos alunos que façam a leitura de dois quadrinhos onde estão as palavrinhas e assim vamos pedindo para que toda a turma leia, quando chegar a sua vez. É muito bom, porque enquanto o coleguinha vai lendo, os demais acompanham com o dedinho.

terça-feira, 16 de junho de 2009

SUGESTÕES

Podemos trabalhar: * a solidariedade, trabalho em grupo, união,... * diferentes animais (cor,tamanho,habitat,alimento,...) * números de animais da historinha, podemos trabalhar do 1 ao 10,contando os pintinhos, * cantiga o galo e a galinha, * receita de bolo, ingredientes, * circuíto no pátio,...

ATIVIDADES

A GALINHA RUIVA

A Galinha Ruiva (conto do folclore internacional) Era uma vez uma galinha ruiva, que morava com seus pintinhos numa fazenda. Um dia, ela percebeu que o milho estava maduro, pronto pra colher e virar um bom alimento. A galinha ruiva teve a idéia de fazer um delicioso bolo de milho. Todos iriam gostar! Só que teria muito trabalho, porque ela precisaria de bastante milho para o bolo. Quem poderia ajudar a colher a espiga de milho no pé? Quem poderia ajudar a debulhar todo aquele milho? Quem poderia ajudar a moer o milho para fazer a farinha de milho para o bolo? Se todos ajudassem, não seria nada complicado. Pensando nisso que a galinha ruiva procurou seus amigos. - Quem pode me ajudar a colher o milho para fazer um delicioso bolo? - perguntou a galinha. - Eu não, disse o gato. Estou com muito sono. - Eu não, disse o cachorro. Estou muito ocupado. - Eu não, disse o porco. Acabei de almoçar. - Eu não, disse a vaca. Está na hora de brincar lá fora. Todo mundo disse não. Então, a galinha ruiva foi preparar tudo sozinha: colheu as espigas, debulhou o milho, moeu a farinha, preparou o bolo e colocou no forno. Quando o bolo ficou pronto, exalou aquele cheirinho mais delicioso! Os amigos foram se aproximando. Todos ficaram com água na boca. Nessa hora a galinha ruiva disse: - Quem foi que me ajudou a colher e a preparar o milho para fazer o bolo? Todos ficaram bem quietinhos, pois ninguém tinha ajudado. - Então quem vai comer o delicioso bolo de milho sou eu e meus pintinhos, apenas, disse a galinha. Vocês podem continuar a descansar. E assim foi: a galinha e seus pintinhos se esbaldaram com o gostoso quitute e nenhum dos preguiçosos foi convidado. ATIVIDADES

segunda-feira, 15 de junho de 2009

Para treinar a leitura na sala!

Este cartaz podemos deixar exposto na sala,os educandos podem ter acesso sempre e ler a hora que quiserem. Coloca-se a altura deles, o educador pode ter uma varinha mágica e deixar a varinha a disposição para que eles possam pegar e utilizar na leitura.

O PATO

Está música podemos cantar com os alunos no texto O PATO do livro gigante. Eles podem cantar, dançar e imitar os movimentos.

Música: O PATO

Letra e música: Vinicius de Moraes (canção infantil) Lá vem o pato Pata aqui, pata acolá La vem o pato Para ver o que é que há. O pato pateta Pintou o caneco Surrou a galinha Bateu no marreco Pulou do poleiro No pé do cavalo Levou um coice Criou um galo Comeu um pedaço De jenipapo Ficou engasgado Com dor no papo Caiu no poço Quebrou a tigela Tantas fez o moço Que foi pra panela.

domingo, 14 de junho de 2009

Pintar o galo,imitar os sons e movimentos que o galo faz, contar até 10,podemos colorir, colar papel crepom da cor das penas do galo.

CADÊ O TOUCINHO QUE ESTAVA AQUI?

Trabalhamos os alimentos de cada animalzinho, os cuidados e preservação de nossa fauna.

VAMOS LER!

Agora que já trabalhamos com esses sons, vamos estudar e ler muito.Esta folha é a lição de todos os dias, temos que ler muito e treinar sempre. Já obtive ótimos resultados, os pais gostam, pois as crianças criam o hábito de leitura.

FUI NA LOJA DO MESTRE ANDRÉ

Podemos fazer uma bandinha com instrumentos simples,essa cantiga é fácil de cantar, os alunos podem pintar estes instrumentos, recortar, colar e escrever os sons que eles fazem. Já vamos estar trabalhando motricidade fina ao realizar todas essas atividades.

CHÃO DE ESTRELAS

No caderno a criança faz um céu, pintando de azul e a seguir cola as figuras, elas podem escrever o título CHÃO DE ESTRELAS. A professora pode aproveitar e falar sobre os nossos planetas, sobre o planeta terra. O que pode fazer para proteger nosso planeta terra,...