"Se não fosse imperador, desejaria ser professor. Não conheço missão maior e mais nobre que a de dirigir as inteligências jovens e preparar os homens do futuro". D. Pedro II
sexta-feira, 29 de maio de 2009
Nó no lençol
Nó no Lençol
Numa reunião de pais, numa escola da periferia, a diretora incentivava o apoio que os pais deveriam dar aos filhos. Ela insistia que eles deveriam dar um jeito e, mesmo todos trabalhando fora, deviam encontrar uma forma de se fazer presentes.
Ela ficou muito surpresa quando um pai levantou e contou, no seu jeito humilde, que ele não tinha tempo de ver o filho durante a semana, pois quando ele saía para trabalhar, muito cedo, a criança estava dormindo. Quando voltava, já era tarde e o filho tinha ido para a cama. Se ele não fizesse isso não teria como sustentar a família.
Ele tentava se redimir indo beijar os filhos todas as noites quando chegava em casa. E, para que o filho tivesse certeza da sua presença, dava um nó na ponta do lençol. Isso acontecia religiosamente todas as noites! Quando o menino acordava, sabia, através do nó, que o pai havia estado ali para beijá-lo.
O nó era o elo de comunicação entre eles. Mais surpresa ficou a diretora quando constatou que o filho desse pai era um dos melhores alunos da sala. Essa história nos faz refletir como são muitos os jeitos de um pai, mesmo sem tempo, se fazer presente.
Você já deu um nó no "lençol" Hoje?
Esta mensagem foi lida para os pais na primeira reunião e sempre é bom retomar o assunto nas reuniões posteriores, pois devemos sempre lembrar aos pais da importância da afetividade, pode ser um nó no lençol, mas é muito significativo na vida da criança.
ACOLHIDA
Bom dia raio de sol!
Que aquece amanhã,
Bom dia brisa delicada,
Que passeia na madrugada,
Bom dia amiguinho!
Bom dia, bom dia,
Um bom dia prá você
Aperte a minha mão, oba!
De um abraço, oba!
Abra um sorriso, oba!
Obs: pode trocar bom dia por boa tarde.
PEDAGOGIA AFETIVA
As crianças devem ter oportunidade de desenvolver sua afetividade. É preciso dar-lhes condições para que seu emocional floresça, se expanda e ganhe espaço no jeito de ser, agir e pensar.Como educadora devemos ter em mente que as crianças precisam e devem receber muito carinho, principalmente quanto frequentam a sala de aula.Qual criança não gosta de ter uma professora que aposta na afetividade.Momentos na sala de aula:- um dos primeiros momentos da sala, é a acolhida, ela pode ser com uma pequena oração do fundo do coração.-uma música sempre alegra o ambiente, uma música de chegada, boa tarde amiguinhos,...-sempre elogiar os alunos, mesmo quando erram, pois estão tentando aprender.
Assinar:
Postagens (Atom)