terça-feira, 16 de junho de 2009

A GALINHA RUIVA

A Galinha Ruiva (conto do folclore internacional) Era uma vez uma galinha ruiva, que morava com seus pintinhos numa fazenda. Um dia, ela percebeu que o milho estava maduro, pronto pra colher e virar um bom alimento. A galinha ruiva teve a idéia de fazer um delicioso bolo de milho. Todos iriam gostar! Só que teria muito trabalho, porque ela precisaria de bastante milho para o bolo. Quem poderia ajudar a colher a espiga de milho no pé? Quem poderia ajudar a debulhar todo aquele milho? Quem poderia ajudar a moer o milho para fazer a farinha de milho para o bolo? Se todos ajudassem, não seria nada complicado. Pensando nisso que a galinha ruiva procurou seus amigos. - Quem pode me ajudar a colher o milho para fazer um delicioso bolo? - perguntou a galinha. - Eu não, disse o gato. Estou com muito sono. - Eu não, disse o cachorro. Estou muito ocupado. - Eu não, disse o porco. Acabei de almoçar. - Eu não, disse a vaca. Está na hora de brincar lá fora. Todo mundo disse não. Então, a galinha ruiva foi preparar tudo sozinha: colheu as espigas, debulhou o milho, moeu a farinha, preparou o bolo e colocou no forno. Quando o bolo ficou pronto, exalou aquele cheirinho mais delicioso! Os amigos foram se aproximando. Todos ficaram com água na boca. Nessa hora a galinha ruiva disse: - Quem foi que me ajudou a colher e a preparar o milho para fazer o bolo? Todos ficaram bem quietinhos, pois ninguém tinha ajudado. - Então quem vai comer o delicioso bolo de milho sou eu e meus pintinhos, apenas, disse a galinha. Vocês podem continuar a descansar. E assim foi: a galinha e seus pintinhos se esbaldaram com o gostoso quitute e nenhum dos preguiçosos foi convidado. ATIVIDADES

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu recadinho!